1.Nome da unidade curricular
Literatura dos EUA (1900-1945) / US Literature
(1900-1945)
2.Ciclo de
estudos
1.º / 1st
3.Docente responsável e respectivas horas de
contacto na unidade curricular
Diana Vieira de Campos Almeida
45h TP + 15h O
4.Outros docentes e
respectivas horas de contacto na unidade curricular
NA
5.Objectivos de aprendizagem
Reconhecer a importância da produção artística como repositório
cultural e identitário.
Compreender os contextos culturais e a produção literária e artística,
nos E.U.A. e nas comunidades expatriadas, durante o período modernista.
Aprofundar competências de leitura e escrita analítica.
Desenvolver uma imaginação empática.
5.Learning outcomes of the
curricular unit
To recognize the importance
of artistic production as a repository of culture and identities.
To understand the cultural
contexts and the literary and artistic production, in the US and in the
expatriate communities, during the modernist period.
To expand reading and
analytical competences.
To develop an empathic
imagination.
6.Conteúdos programáticos
I O papel das
humanidades na sociedade
II Literatura dos
EUA 1900-1945
1. Emergência da
mulher artista: Willa Cather
2. A natureza como
espelho: Robert Frost
3. A comunidade dos
expatriados: T.S. Eliot. Ezra Pound. H. D.
4. Voz poética e
experiência quotidiana: Amy Lowell. Marianne Moore. Wallace Stevens. William
Carlos Williams
5. Harlem
Renaissance: Langston Hughes. Zora Neale Hurston
5. Lost Generation:
Ernest Hemingway
7. Perspetivas sulistas: William Faulkner. Eudora
Welty
6.Syllabus
I. The role of the
humanities in society
II. US Literature
1900-1945
1. The emergence of
the woman artist: Willa Cather
2. Nature as a
mirror: Robert Frost
3. The expatriate
community: T.S. Eliot. Ezra Pound. H. D.
4. Poetic voice and
daily experience: Marianne Moore. Wallace Stevens. William Carlos Williams
5. Harlem
Renaissance: Langston Hughes. Zora Neale Hurston
5. Lost Generation:
Ernest Hemingway
7. Southern
perspectives: William Faulkner. Eudora Welty
7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos
com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Começamos por refletir no papel das humanidades como
repositório de valores culturais axiomáticos para compreender a especificidade
dos contextos históricos. Os textos são, pois, lidos numa dinâmica que procura
clarificar paradigmas culturais mais vastos.
A abordagem diacrónica permite rever tendências e
compreender a emergência do “novo” apregoado pelas vanguardas modernistas. O corpus (incluindo poesia, conto, romance e ensaio) é representativo da
produção estético-literária de autores estado-unidenses e ilustra as férteis
tensões das comunidades em diáspora pela Europa. A proliferação de pequenas
publicações é associada ao fervor criativo deste período e à emergência de
novas vozes oriundas de comunidades excluídas (por motivos raciais, geográficos
ou de género). Os alunos constroem, pois, uma visão abrangente da diversidade
artístico-cultural deste período.
São estimuladas competências de leitura analítica e
criativa, através do “close reading" e do diálogo intersemiótico com
materiais diversificados.
7.Demonstration of the
syllabus coherence with the curricular unit's objectives
We
start by reflecting on the role of the humanities as repositories of cultural
values axiomatic to understand the specificity of historical contexts. Texts
will be seen as dynamic blueprints that clarify larger cultural paradigms.
The diachronic approach allows us to
revise trends and to understand the emergence of the “new” proclaimed by the
modernist vanguards. The corpus (including
poetry, short
story, novel, and essay) is representative of the literary and aesthetic
production of US authors and illustrates the productive tensions of the
diasporic communities in Europe. The emergence of the “small press” is related
to the creative furor of the period and to the emergence of new voices from
marginalized communities (for racial, geographic, and gender reasons). Students
build, thus, an encompassing vision of the cultural and artistic diversity of
the period.
Analytical and creative reading
competencies are stimulated, through “close reading” and through the
intersemiotic dialogue with diverse materials.
8.Metodologias de ensino
São usados diversos métodos para
contextualizar os textos/movimentos literários do programa: desde material
disponível na internet (ex. blogue da cadeira, modernistlitflul.blogspot.pt, um
fórum de discussão participativa, com recursos bibliográficos diferenciados,
incluindo entradas para cada um dos autores estudados), até aulas expositivas
(com suporte audiovisual) e de discussão dos textos constantes na bibliografia.
As metodologias na sala de aula são diversificadas, incluindo trabalhos de
grupo, comentário de texto individual, “tempestades cerebrais”, debates,
apresentações de trabalhos. Os critérios de avaliação são os seguintes: Presenças – 5%; Participação e
exercícios escritos – 15%; Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30%; Análise de texto
– 20%;
Teste
escrito – 30%. O projeto de pesquisa é acompanhado em regime de tutoria.
8.Teaching methodologies
We use several methods to
contextualize the literary texts/movements in the syllabus: from Internet material (ex. our blog, modernistlitflul.blogspot.pt, a
participatory discussion forum, with diversified bibliographical resources,
including entries for each of the authors under study), to expository classes
(with audiovisual resources) and others where we discuss the texts included in
the bibliography. Class methodologies are diversified, including group work,
individual text analysis, brainstorming, debates, work presentations. The
evaluation criteria are the following: Attendance – 5%; Participation
and written exercises – 15%; Research project and oral presentation – 30%; Text
analysis – 20%; Written exam – 30%. The research project is monitored in
tutorial meetings.
9.Demonstração da coerência das
metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos desenvolvam uma leitura
crítica e imaginativa do mundo, pelo que são incentivados a refletir sobre os
materiais estudados numa perspetiva abrangente, considerando os textos
literários no contexto histórico, cultural e político. As aulas são
calendarizadas e os alunos acompanham a discussão com pesquisa prévia. As aulas expositivas consolidam a informação
da nossa bibliografia relevante e diversificada — ex. antologias recentes sobre
modernismo; recursos disponíveis online, indicados no blogue da cadeira
(modernistlitflul.blogspot.pt), como os sites da Poetry Foundation (poetryfoundation.org),
da Poets Organization (poets.org), da Modern American Poetry
(english.illinois.edu/maps/index.htm) com textos críticos sobre muitos dos
autores considerados e de “Voices and Visions”
(learner.org/catalog/extras/vvspot/index.html) que disponibiliza uma série de
vídeos sobre os autores estudados.
Os alunos são incentivados a questionar
e a discutir os textos analisados em aula e o seu conhecimento e experiência
são valorizados na construção do saber.
Realça-se a metodologia do “close reading”,
especialmente produtiva com textos poéticos (maioritários no programa), e a
prática do diálogo intersemiótico — a leitura de textos verbais como teia de
referências culturais que aponta para outros textos verbais e visuais. Estas
competências são desenvolvidas ao longo do semestre, para permitir que os
alunos elaborem o seu projeto de investigação — escolher um texto literário de
um dos autores estado-unidenses estudados; relacioná-lo com um texto visual;
preparar uma apresentação oral e uma discussão na aula. Para mais, os alunos
usam o blogue para dar a ver o seu work
in progress e comentar o trabalho dos colegas, numa construção colaborativa
do saber. Por outro lado, os alunos têm oportunidade de: analisar um texto
teórico fora da aula (enunciado disponibilizado 15 dias antes da data de
entrega); ouvir trabalhos dos colegas lidos na sala de aula; confrontar o seu
texto com uma resposta modelo disponibilizada no blogue da cadeira. As
produções verbais dos alunos recebem feedback
a nível sintático, ortográfico, semântico e estrutural (coesão e coerência,
sequencialização informacional). O teste escrito de consulta inclui o
comentário de um dos excertos estudados na aula e a análise da obra de um dos
escritores estudados ao longo do semestre.
Espera-se, pois, que os alunos entendam a base
cultural da produção literária e a evolução do panorama estético
estado-unidense, desde 1900 até 1945, e consigam propor a leitura de um objeto
artístico situando-o no seu contexto de produção. Para mais, os alunos são
encorajados a fortalecer as suas faculdades críticas e imaginativas para
compreenderem intervenções estéticas diversificadas e poderem fruir a
literatura e arte contemporâneas de modo esclarecido e criativo.
9.Demonstration of the
coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Students
are expected to further their ability to read the world critically and
creatively, so they are invited to reflect on our objects of inquiry in an
encompassing perspective, situating them in context (artistic, cultural,
political). Students engage in discussion after having done some research
themselves, and read the text assigned to each class. Expository classes
consolidate the information of our relevant and diversified bibliography — ex.
recent anthologies about modernism (vide bibliography); online resources
referred to in our blog (modernistlitflul.blogspot.pt), such as the following
sites: Poetry Foundation (poetryfoundation.org); Poets Organization
(poets.org), Modern American Poetry (english.illinois.edu/maps/index.htm) with
critical texts about several of the writers considered, and “Voices and
Visions” (learner.org/catalog/extras/vvspot/index.html) with a series of videos
on some of our authors. Students are expected to question and to discuss the texts studied in
class and their knowledge and experience are integrated into the learning
process.
I wish to emphasize the “close
reading” methodology, especially productive with poetic texts (the majority of
the syllabus) and the intersemiotic dialogue practice — reading verbal texts as
a network of cultural references, pointing towards other verbal and visual
texts. These competencies are fostered throughout the semester to support
students to develop their research project — to choose a work by one of the US writers
studied and relate it to a visual text, preparing an oral presentation and a discussion
in class. Furthermore, students use the blog to show their work in progress and
to comment on their colleagues’ works, building collaborative knowledge.
Students also have the opportunity to analyze a theoretical text at home (the
text will be assigned 15 days before the comment is due), to listen to some of
their colleagues’ essays read in class, and to compare their own texts with a
model answer posted in our blog. I provide syntactic, orthographic, semantic,
and structural feedback (cohesion, coherence, informational sequentialization)
on the students’ written production. The open-book test includes the comment of
one of the texts studied in class and the analysis of a representative work by
one of the writers studied during the semester.
Thus, students should end the
semester able to: understand the cultural basis of literary production and the
evolution of the US artistic scene, from 1900 to 1945; read an artistic object
situating it in its production context. Moreover, students are encouraged to
strengthen their critical and imaginative faculties in order to understand
diversified aesthetic interventions and to enjoy contemporary literature and arts
in an informed and creative manner.
10.Bibliografia
Bayam, Nina (Ed.). The Norton Anthology of American
Literature: 1865 to Present. New York: Norton, 2009.
Butler, C. Modernism. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford UP, 2010.
Howarth,
P. The Cambridge Introduction to
Modernist Poetry. Cambridge: Cambridge UP, 2011.
Davis,
A. (Ed.). The Cambridge Companion to
Modernist Poetry. Cambridge: Cambridge UP, 2007.
Lewis, David. The
Portable Harlem Renaissance Reader. New York: Penguin, 1995.
Linett Maren Tova (Ed.)
The Cambridge Companion to Modernist Women
Writers. Cambridge: Cambridge UP, 2010.
Nussbaum, Martha C. Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. New Jersey:
Princeton University Press, 2010.
Ross,
Stephen (Ed.). Modernism and Theory: A
Critical Debate. New York: Routledge, 2009.
All literary
texts, except the novel Their Eyes Were
Watching God (Hurston) and the
short story cycle The Golden Apples
(Welty), are available online.
Further
research material at
http://modernistlitflul.blogspot.pt/search/label/Bibliografia
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