13/10/2016

Calendário 4_final

No calendário apresentado no nosso primeiro dia de aulas, a 21 de setembro, estava explicitado que os grupos deveriam ser constituídos e os autores escolhidos até ao dia 30 de setembro. Tendo esse prazo sido há muito ultrapassado, dou por concluído este processo. Amanhã na aula trataremos das questões relativas a estes três últimos grupos para encerramos a calendarização.
Os alunos que até agora não me contactaram para acordar as condições de realização deste trabalho não poderão realizar este elemento de avaliação.
 
Diana V. Almeida
modernistlit.flul@gmail.com

Ana Mota, João Esteves, José Pinto / Eliot ou Stevens
Luís Martins, Marco Monteiro, Xavier Miranda / Eliot ou Stevens
Miguel Maltez, Rahim Juma ? / Hurston


Setembro
21
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação

23
Trabalho de tutoria — Análise escrita do poema “The Grass”, Carl Sandburg

28
Martha C. Nussbaum. “Cultivating Imagination: Literature and the Arts”, Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. New Jersey: Princeton University Press, 2010, 95-120.

http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/martha-nuusbaum.html
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/martha-nussbaum-2.html

Entrega da análise de “The Grass”

30
Análise de “The Grass”, Carl Sandburg

Intervenção 1 / Manuel Campos Almeida
Impacto sociopolítico das duas guerras mundiais no séc. XX

http://modernistlitflul.blogspot.pt/2016/09/history20th-c-world-wars.html


Outubro
7
Willa Cather (1873-1943)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/willa-cather.html

“Flavia and her Artists”
http://www.online-literature.com/willa-cather/1588/

Gilbert, Sandra M., Susan Gubar. The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth-Century Literary Imagination. “The Queen's Looking Glass: Female Creativity, Male Images of Women, and the Metaphor of Literary Paternity."
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2016/09/the-madwoman-in-attic.html

http://modernistlitflul.blogspot.pt/2016/09/misogyny-and-racism1900-1945-and-beyond.html
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2016/09/topicsinfeminism.html

12
Robert Frost (1874-1963)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/robert-frost.html

“The Pasture”
“The Road Not Taken”
“Stopping by the Woods on a Snowy Evening”
“Mending Wall”
“Nothing Gold Can Stay”

Ana Reis, Matilde Gouveia, Ruben Pinto

14
T.S. Eliot (1888-1965)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/tseliot.html

“Tradition and the Individual Talent”

19
“The Waste Land”
http://www.bartleby.com/201/1.html

Eduardo Jesus, Daniela Silva e Sofia Gavancho


21
“The Waste Land”

26
Ezra Pound (1885-1972)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/ezra-pound.html

“A Few Don’ts by an Imagist”
“The River-Merchant’s Wife: A Letter”
“A Pact”
“Statement of Being”
http://www.poemhunter.com/poem/statement-of-being/
“And the Days Are Not Full Enough”
http://www.poemhunter.com/poem/and-the-days-are-not-full-enough/
“In a Station of the Metro”
“A Girl”
“Further Instructions”
http://www.americanpoems.com/poets/ezrapound/16152

Francisco Cardoso, Joana Geraldo, Thomas Filipe

28
H. D. (1886-1961)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/hd.html

“Helen”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/helen
“Leda”
“Eurydice”
“Orchard”
“Oread”
“Sea Poppies”
“Sea Rose”
“Song”

Intervenção 2 / Marta Soares
1ª versão ensaio

Novembro
2
Amy Lowell (1874-1925)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/amy-lowell.html

“The Poet’s Trade”
“The Sisters”
“A Lover”
http://www.poemhunter.com/poem/a-lover-4/
“The Bath”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/42993
“Madonna of the Evening Flowers”
“Venus Transiens”
“Penumbra”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/42989

Andreia Santos, Catarina Coelho, Joana Janeiro

4
Marianne Moore (1887-1972)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/marianne-moore.html

“Poetry”
http://www.poemhunter.com/poem/poetry/
“Silence”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/silence-2
“Soujourn in the Whale”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/sojourn-whale
“To a Steam Roller”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/steam-roller
“Black Earth”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/51565
“Roses Only”
http://www.poemhunter.com/poem/roses-only/

Inês Damas, Pedro Simões, e Rodrigo Melo

9
William Carlos Williams (1883-1963)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/william-carlos-william.html

“This Is Just to Say”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/just-say
“The Red Wheelbarrow”
 https://www.poets.org/poetsorg/poem/red-wheelbarrow
“To a Poor Old Woman”
https://www.poetryfoundation.org/resources/learning/core-poems/detail/51653#poem
 “The Young Housewife
“A Sort of Song”
“A Love Song”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/love-song
 “Landscape with the Fall of Icarus”
“The Great Figure”

Abdulkadir Pamuk, Abdulhamid Dogan, Ensar Dereli

11
Wallace Stevens
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2016/09/wallace-stevens.html

“The House Was Quiet and The World Was Calm”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/57607
“The Idea of Order at Key West”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/43431
“The Poem that Took the Place of a Mountain”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/57500
“Not Ideas About the Thing but the Thing Itself”
https://www.poetryfoundation.org/poems-and-poets/poems/detail/52143
“The Man with the Blue Guitar”
https://www.google.pt/search?q=wallace+stevens%2C+%22the+man+with+the+blue+guitar%22+full+text&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=vRXcV-z4K86p8we8hJXQAQ#

Intervenção 3 / Pedro Mexia


16
H. D.
David Mira, Inês Furtado, João Gabriel
Stevens
Joana, Inês Morais, Mandala Rivière

18
Feedback sobre a primeira versão dos ensaios

23
Ernest Hemingway (1899-1961)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/ernest-hemingway.html

“Hills Like White Elephants”
https://www.massey.ac.nz/massey/fms/Colleges/College%20of%20Humanities%20and%20Social%20Sciences/EMS/Readings/139.105/Additional/Hills%20Like%20White%20Elephants%20-%20Ernest%20Hemingway.pdf

Ana Rita Pires, Pedro Henriques, Viviana Câmara


25
Langston Hughes (1902-1967)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/langston-hughes.html

“I, Too”
[Walt Whitman “I Hear America Singing”
“Let America Be America Again”
“The Negro Speaks of Rivers”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/negro-speaks-rivers
“Madam and her Madam”
https://www.poets.org/poetsorg/poem/madam-and-her-madam
“Po’ Boy Blues”
“Life Is Fine”
“Will V-Day Be Me-Day Too?”
“Advertisement for the Waldorf Astoria”
http://www.poemhunter.com/poem/advertisement-for-the-waldorf-astoria/
“Democracy”

Inês Lemos, Daniel Anastácio e Andreia Pereira

30
Zora Neale Hurston (1891-1960)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/zora-neale-hurston.html

“How It Feels to Be Colored Me”

Their Eyes Were Watching God

Ana Soares, Beatriz Narciso, Joana Dias
Dezembro
2
Hurston
Their Eyes Were Watching God
Miguel Maltez, Rahim Juma ?

7
William Faulkner (1897-1962)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/william-faulkner.html

“That Evening Sun”
http://xroads.virginia.edu/~ma01/white/anthology/faulkner.html

Joana Pereira, Carolina Vaz Pinto, Frederico Figueira


9
Eudora Welty (1909-2001)
http://modernistlitflul.blogspot.pt/2012/09/eudora-welty.html

The Golden Apples, “June Recital”
Ana Beatriz Pinto, João Zeferino, Marta Dinis
2ª versão ensaio

14
Welty
The Golden Apples, “The Wanderers”
Catarina Jesus, Mariana Lemos, Mariana Rocha

16
Revisão dos conteúdos programáticos e esclarecimento de dúvidas


12 Janeiro
Teste


Avaliação
Presenças – 5%
Participação e exercícios escritos – 15%
Apresentação oral – 20%
Ensaio — 30%
Teste escrito – 30%

1. Presenças
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.

2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos. No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos).

modernistlitflul.blogspot.pt
Dados de acesso: modernistlit.flul1@gmail.com / faculdadeletras
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Apresentação oral
Em grupo de 3 alunos, preparar a análise de um dos textos indicados no calendário e apresentar o resultado da pesquisa na aula. 10 minutos
Selecionar o/a autor/a até ao dia 30 de setembro — enviar um email para modernistlit.flul@gmail.com, com os endereços de todos os colegas do grupo em Cc.

4. Ensaio
Escolher um/a autora [diferente do/a eleito/a para a apresentação oral] e aprofundar a leitura de um dos seus textos.

1ª versão — 28 outubro
2ª versão — 9 dezembro

Máximo 5 páginas A4 (sem alterar margens predefinidas pelo Word), letra 12, espaço 1,5. O trabalho deve ser entregue em mão impresso.

Ler “How to Write a Literary Analysis Essay” (na reprografia).

Se optarem por escrever o vosso ensaio em Inglês, considerem recorrer ao WILL Lab [Writing, Innovation, Learning & Language Laboratory] para terem feedback personalizado sobre o vosso trabalho.


5. Teste
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias...

    janeiro — 2h (com meia hora de tolerância)


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.


1 semestre inteligente, criativo, apaixonante e fecundo para todos nós *


1 comentário:

  1. Boa Tarde colegas, venho por este meio comunicar que falta-nos 1 membro no grupo que vai falar sobre Zora Neale Hurston. Se alguém não tiver grupo, peço que nos comunique e que se junte a nós. Obrigado

    ResponderEliminar