18/09/2017

Programa_Syllabus


1.Nome da unidade curricular
Literatura dos EUA (1900-1945) / US Literature (1900-1945)

2.Ciclo de estudos
1.º / 1st

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular
Diana Vieira de Campos Almeida
45h TP + 15h O

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular
NA

5.Objectivos de aprendizagem
Reconhecer a importância da produção artística como repositório cultural e identitário.
Compreender os contextos culturais e a produção literária e artística, nos E.U.A. e nas comunidades expatriadas, durante o período modernista.
Aprofundar competências de leitura e escrita analítica.
Desenvolver uma imaginação empática.

5.Learning outcomes of the curricular unit
To recognize the importance of artistic production as a repository of culture and identities.
To understand the cultural contexts and the literary and artistic production, in the US and in the expatriate communities, during the modernist period.
To expand reading and analytical competences.
To develop an empathic imagination.

6.Conteúdos programáticos
I O papel das humanidades na sociedade
II Literatura dos EUA 1900-1945
1. Emergência da mulher artista: Willa Cather
2. A natureza como espelho: Robert Frost
3. A comunidade dos expatriados: T.S. Eliot. Ezra Pound. H. D.
4. Voz poética e experiência quotidiana: Amy Lowell. Marianne Moore. Wallace Stevens. William Carlos Williams
5. Harlem Renaissance: Langston Hughes. Zora Neale Hurston
5. Lost Generation: Ernest Hemingway
7. Perspetivas sulistas: William Faulkner. Eudora Welty


6.Syllabus
I. The role of the humanities in society
II. US Literature 1900-1945
1. The emergence of the woman artist: Willa Cather
2. Nature as a mirror: Robert Frost
3. The expatriate community: T.S. Eliot. Ezra Pound. H. D.
4. Poetic voice and daily experience: Marianne Moore. Wallace Stevens. William Carlos Williams 
5. Harlem Renaissance: Langston Hughes. Zora Neale Hurston
5. Lost Generation: Ernest Hemingway
7. Southern perspectives: William Faulkner. Eudora Welty

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Começamos por refletir no papel das humanidades como repositório de valores culturais axiomáticos para compreender a especificidade dos contextos históricos. Os textos são, pois, lidos numa dinâmica que procura clarificar paradigmas culturais mais vastos.
A abordagem diacrónica permite rever tendências e compreender a emergência do “novo” apregoado pelas vanguardas modernistas. O corpus (incluindo poesia, conto, romance e ensaio) é representativo da produção estético-literária de autores estado-unidenses e ilustra as férteis tensões das comunidades em diáspora pela Europa. A proliferação de pequenas publicações é associada ao fervor criativo deste período e à emergência de novas vozes oriundas de comunidades excluídas (por motivos raciais, geográficos ou de género). Os alunos constroem, pois, uma visão abrangente da diversidade artístico-cultural deste período.
São estimuladas competências de leitura analítica e criativa, através do “close reading" e do diálogo intersemiótico com materiais diversificados.


7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
We start by reflecting on the role of the humanities as repositories of cultural values axiomatic to understand the specificity of historical contexts. Texts will be seen as dynamic blueprints that clarify larger cultural paradigms.
The diachronic approach allows us to revise trends and to understand the emergence of the “new” proclaimed by the modernist vanguards. The corpus (including poetry, short story, novel, and essay) is representative of the literary and aesthetic production of US authors and illustrates the productive tensions of the diasporic communities in Europe. The emergence of the “small press” is related to the creative furor of the period and to the emergence of new voices from marginalized communities (for racial, geographic, and gender reasons). Students build, thus, an encompassing vision of the cultural and artistic diversity of the period.
Analytical and creative reading competencies are stimulated, through “close reading” and through the intersemiotic dialogue with diverse materials.

8.Metodologias de ensino
São usados diversos métodos para contextualizar os textos/movimentos literários do programa: desde material disponível na internet (ex. blogue da cadeira, modernistlitflul.blogspot.pt, um fórum de discussão participativa, com recursos bibliográficos diferenciados, incluindo entradas para cada um dos autores estudados), até aulas expositivas (com suporte audiovisual) e de discussão dos textos constantes na bibliografia. As metodologias na sala de aula são diversificadas, incluindo trabalhos de grupo, comentário de texto individual, “tempestades cerebrais”, debates, apresentações de trabalhos. Os critérios de avaliação são os seguintes: Presenças – 5%; Participação e exercícios escritos – 15%; Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30%; Análise de texto – 20%; Teste escrito – 30%. O projeto de pesquisa é acompanhado em regime de tutoria.

8.Teaching methodologies
We use several methods to contextualize the literary texts/movements in the syllabus:  from Internet material (ex. our blog, modernistlitflul.blogspot.pt, a participatory discussion forum, with diversified bibliographical resources, including entries for each of the authors under study), to expository classes (with audiovisual resources) and others where we discuss the texts included in the bibliography. Class methodologies are diversified, including group work, individual text analysis, brainstorming, debates, work presentations. The evaluation criteria are the following: Attendance – 5%; Participation and written exercises – 15%; Research project and oral presentation – 30%; Text analysis – 20%; Written exam – 30%. The research project is monitored in tutorial meetings.

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que os alunos desenvolvam uma leitura crítica e imaginativa do mundo, pelo que são incentivados a refletir sobre os materiais estudados numa perspetiva abrangente, considerando os textos literários no contexto histórico, cultural e político. As aulas são calendarizadas e os alunos acompanham a discussão com pesquisa prévia.  As aulas expositivas consolidam a informação da nossa bibliografia relevante e diversificada — ex. antologias recentes sobre modernismo; recursos disponíveis online, indicados no blogue da cadeira (modernistlitflul.blogspot.pt), como os sites da Poetry Foundation (poetryfoundation.org), da Poets Organization (poets.org), da Modern American Poetry (english.illinois.edu/maps/index.htm) com textos críticos sobre muitos dos autores considerados e de “Voices and Visions” (learner.org/catalog/extras/vvspot/index.html) que disponibiliza uma série de vídeos sobre os autores estudados. Os alunos são incentivados a questionar e a discutir os textos analisados em aula e o seu conhecimento e experiência são valorizados na construção do saber.
Realça-se a metodologia do “close reading”, especialmente produtiva com textos poéticos (maioritários no programa), e a prática do diálogo intersemiótico — a leitura de textos verbais como teia de referências culturais que aponta para outros textos verbais e visuais. Estas competências são desenvolvidas ao longo do semestre, para permitir que os alunos elaborem o seu projeto de investigação — escolher um texto literário de um dos autores estado-unidenses estudados; relacioná-lo com um texto visual; preparar uma apresentação oral e uma discussão na aula. Para mais, os alunos usam o blogue para dar a ver o seu work in progress e comentar o trabalho dos colegas, numa construção colaborativa do saber. Por outro lado, os alunos têm oportunidade de: analisar um texto teórico fora da aula (enunciado disponibilizado 15 dias antes da data de entrega); ouvir trabalhos dos colegas lidos na sala de aula; confrontar o seu texto com uma resposta modelo disponibilizada no blogue da cadeira. As produções verbais dos alunos recebem feedback a nível sintático, ortográfico, semântico e estrutural (coesão e coerência, sequencialização informacional). O teste escrito de consulta inclui o comentário de um dos excertos estudados na aula e a análise da obra de um dos escritores estudados ao longo do semestre.
Espera-se, pois, que os alunos entendam a base cultural da produção literária e a evolução do panorama estético estado-unidense, desde 1900 até 1945, e consigam propor a leitura de um objeto artístico situando-o no seu contexto de produção. Para mais, os alunos são encorajados a fortalecer as suas faculdades críticas e imaginativas para compreenderem intervenções estéticas diversificadas e poderem fruir a literatura e arte contemporâneas de modo esclarecido e criativo.

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Students are expected to further their ability to read the world critically and creatively, so they are invited to reflect on our objects of inquiry in an encompassing perspective, situating them in context (artistic, cultural, political). Students engage in discussion after having done some research themselves, and read the text assigned to each class. Expository classes consolidate the information of our relevant and diversified bibliography — ex. recent anthologies about modernism (vide bibliography); online resources referred to in our blog (modernistlitflul.blogspot.pt), such as the following sites: Poetry Foundation (poetryfoundation.org); Poets Organization (poets.org), Modern American Poetry (english.illinois.edu/maps/index.htm) with critical texts about several of the writers considered, and “Voices and Visions” (learner.org/catalog/extras/vvspot/index.html) with a series of videos on some of our authors. Students are expected to question and to discuss the texts studied in class and their knowledge and experience are integrated into the learning process.
I wish to emphasize the “close reading” methodology, especially productive with poetic texts (the majority of the syllabus) and the intersemiotic dialogue practice — reading verbal texts as a network of cultural references, pointing towards other verbal and visual texts. These competencies are fostered throughout the semester to support students to develop their research project — to choose a work by one of the US writers studied and relate it to a visual text, preparing an oral presentation and a discussion in class. Furthermore, students use the blog to show their work in progress and to comment on their colleagues’ works, building collaborative knowledge. Students also have the opportunity to analyze a theoretical text at home (the text will be assigned 15 days before the comment is due), to listen to some of their colleagues’ essays read in class, and to compare their own texts with a model answer posted in our blog. I provide syntactic, orthographic, semantic, and structural feedback (cohesion, coherence, informational sequentialization) on the students’ written production. The open-book test includes the comment of one of the texts studied in class and the analysis of a representative work by one of the writers studied during the semester.
Thus, students should end the semester able to: understand the cultural basis of literary production and the evolution of the US artistic scene, from 1900 to 1945; read an artistic object situating it in its production context. Moreover, students are encouraged to strengthen their critical and imaginative faculties in order to understand diversified aesthetic interventions and to enjoy contemporary literature and arts in an informed and creative manner.

10.Bibliografia
Bayam, Nina (Ed.). The Norton Anthology of American Literature: 1865 to Present. New York: Norton, 2009.
Butler, C. Modernism. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford UP, 2010.
Howarth, P. The Cambridge Introduction to Modernist Poetry. Cambridge: Cambridge UP, 2011.
Davis, A. (Ed.). The Cambridge Companion to Modernist Poetry. Cambridge: Cambridge UP, 2007.
Lewis, David. The Portable Harlem Renaissance Reader. New York: Penguin, 1995.
Linett Maren Tova (Ed.) The Cambridge Companion to Modernist Women Writers. Cambridge: Cambridge UP, 2010.
Nussbaum, Martha C. Not for Profit: Why Democracy Needs the Humanities. New Jersey: Princeton University Press, 2010.
Ross, Stephen (Ed.). Modernism and Theory: A Critical Debate. New York: Routledge, 2009.
                                                                                                                    
All literary texts, except the novel Their Eyes Were Watching God (Hurston) and the short story cycle The Golden Apples (Welty),  are available online.
Further research material at
http://modernistlitflul.blogspot.pt/search/label/Bibliografia

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